logotipo colégio único

Área restrita

novidade em 2020

Professora do Único, Flávia Suassuna, lança “Trança – Primeiro Fio” na Fliporto

O livro é a reunião de três grupos de textos intitulados “Tempos e Esperas”, “Noturnos” e “Outros Poemas” - coletânea com origem no blog da autora, “Trança”, iniciado em 2006

“A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um. A cada um segundo a sua própria capacidade; e, então, partiu.” (Parábola dos Talentos - Evangelho de Mateus cap. 25 vers. 14-29). O trecho da Bíblia conta a história de um servo, que não soube aproveitar o talento concedido a ele e foi castigado por Deus. A professora do Único e escritora Flávia Suassuna tem, entre outros talentos, o da escrita e se inspira na narração para se motivar a distribuí-los. A prova disso é o seu novo livro de poesia “Trança – Primeiro Fio”, sua terceira publicação, única no gênero.  E é na Feira do Livro de Pernambuco, a Fliporto, no dia 16 de novembro, às 11h, que acontece o lançamento desse trabalho.

Segundo Flávia, que denomina a sua poesia Neo-simbolista, a obra é aberta a vários níveis de interpretação e aborda essencialmente a existência humana: “ Os poemas são metafóricos. Falam de vida, morte, amor e outros temas que estão interligados. Eles questionam o papel de cada ser humano no Universo partindo de uma estética lírica, na qual o significado de cada vocábulo vai mais além.” – explica.

O livro é a reunião de três grupos de textos intitulados “Tempos e Esperas”, “Noturnos” e “Outros Poemas” - coletânea com origem no blog da autora, “Trança”, iniciado em 2006. E o título do livro vem da ideia de dar continuidade ao projeto, já que nesse espaço também há outros gêneros textuais, como crônicas e resenhas. Para a autora, o caráter subjetivo não anula a possibilidade de o livro ser usado de forma didática: “ Um dos objetivos também é desenvolver o letramento poético e, sem dúvida, o conteúdo pode ser trabalhado com alunos que estão cursando o Ensino Médio”, ressalta.

Ficou com vontade de ler? Então confira o blog “Trança” aqui:http://fsuassuna.blogspot.com.br/ e não deixe de prestigiar o lançamento de “Trança –  Primeiro Fio” 

Por Paula Marques