5º Uniciências aposta no Esporte como tema de estudo

Assuntos como uso de anabolizantes e de doping também foram estudados e discutidos no encontro

O país será sede da Copa do Mundo, em 2014, e das Olimpíadas, em 2016, e este fato está atingindo a vida dos brasileiros de formas distintas em vários setores. Por isso, a equipe pedagógica do Único apostou no Esporte para pautar a 5° Uniciências e trazer o assunto para estudo e debate. O encontro que aconteceu nesta sexta-feira (25), no Colégio Único, teve como tema “O fenômeno do Esporte” e reuniu alunos do 1º e 2º ano, além de pais e equipe pedagógica.

Para desenvolver seus projetos, os alunos capricharam na escolha dos temas específicos e abordaram os mais diversos assuntos de forma criativa. Os eventos esportivos que estão por vir não podiam ficar de fora, é claro, a Copa de 2014 e as Olimpíadas foram trazidos para discussão.

Algumas atividades estão diretamente  ligadas a prática de esportes como, por exemplo, manter uma alimentação saudável, a relação que pode existir entre a nutrição e sedentarismo, o uso de anabolizantes e o consumo de alimentos transgênicos e também foram abordados pelos estudantes.

Houve ainda quem optou por focar no papel social exercido pelo Esporte. Foi o caso da aluna do 1° ano Eduarda Brandão e seu grupo: “Escolhemos o tema porque queríamos abordar como esta atividade pode transformar a vida de uma pessoa de maneira positiva” explica a aluna. Os estudantes envolvidos neste trabalho também aproveitaram  a oportunidade para se engajar na causa e irão passar um dia como Doutores da Alegria na Associação de Assistência à Criança Deficiente – AACD.

Seguindo a linha de estudo sobre a influência social através da prática de atividades esportivas foram abordados os seguintes temas: o papel da mulher no Esporte e a influência positiva que a prática pode exercer na vida dos jovens; este último assunto foi o escolhido por Yngrid de Almeida para a sua pesquisa, e sua mãe, Ana Lúcia acompanhou todo o trabalho da filha. Para ela,  é dever dos pais estar por perto: “Eu participei desde visitas a ONGs até a produção dos estandes. Acho que é muito importante acompanhar este processo pois se trata de um grande investimento.”

Já os alunos que escolheram falar sobre esportes aquáticos mergulharam no tema. Isso porque eles  resolveram entrevistar a nadadora Joana Maranhão. Quem conversou diretamente com a atleta foi a aluna Anna Beatriz, mas ela garante que todo grupo participou do projeto igualmente. Vale salientar que parte negativa do Esporte também foi abordada na 5º Uniciências e assuntos como uso de anabolizantes e de doping também foram estudados e discutidos.