logotipo colégio único

Área restrita

ENEM 2020: Datas, inscrições, novidades, provas e dicas

As provas do Enem impresso e do Enem digital serão realizadas em 2021.

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é considerado a principal porta de entrada para o ensino superior no país. As inscrições para a edição de 2020 do exame foram abertas no dia 11 de maio e vão até as 23h59 do dia 27 do mesmo mês. O cadastro deve ser feito na página do participante. As provas serão realizadas em novembro.

Com o resultado do Enem, é possível participar de diferentes programas federais como :

Sisu (Sistema de Seleção Unificada) - através do sistema o candidato pode concorrer a uma vaga em uma universidade pública. 

Prouni (Programa Universidade para Todos) - pelo programa é possível concorrer a bolsas de estudo parciais e integrais em instituições privadas de ensino superior.

Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) - oferece o financiamento de cursos superiores particulares Além desses programas, há universidades brasileiras e portuguesas que também usam a nota do Enem.

DATAS DO ENEM

Justificativa de ausência no Enem 2019: 6 a 17 de abril

Resultado dos pedidos de isenção e justificativa de ausência: 24 de abril

Inscrições para o Enem 2020: 11 a 27 de maio Pagamento da taxa de inscrição: 11 a 28 de maio

Enem impresso e Enem digital:  Janeiro de 2021 

 

ENEM  DIGITAL 

O Enem digital será realizado em formato piloto em 2020 para 100 mil candidatos de 27 cidades brasileiras. Segundo o Inep, o critério para preenchimento das vagas será a ordem de inscrição. A inscrição para o Enem digital deve ser feita deve ser feita pela página do participante do Enem 2020 entre os dias 11 e 27 de maio. Como se trata de uma aplicação em formato piloto, podem se inscrever apenas aqueles que já concluíram o ensino médio ou estiverem prestes a concluir essa etapa do ensino neste ano. Para a inscrição, é preciso informar o CPF, a data de nascimento e optar pela participação no Enem digital. Após concluída a inscrição, o candidato que optar pelo Enem digital não poderá alterar essa opção. O candidato também deve escolher a cidade onde realizará o exame, selecionar inglês ou espanhol como língua estrangeira e fornecer outros dados pessoais.

 

PROVAS DO ENEM 2020

As provas do Enem impresso e do Enem digital serão realizadas em dezembro ou janeiro de 2021, em data a ser definida.

O Enem digital seguirá a mesma estrutura do Enem impresso. Os participantes que optarem pelo exame digital deverão comparecer ao local de prova indicado pelo Inep no cartão de confirmação da inscrição. Não serão realizadas provas em casa ou em computadores pessoais.

A estrutura do Enem digital será a mesma do Enem impresso: quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha, e a redação. O tempo de aplicação também será o mesmo.

 

O que estudar para o Enem 2020 O Enem é estruturado a partir de matrizes de referência que estão disponíveis para consulta no site do Inep.

Esse documento estabelece as competências que serão avaliadas por meio das provas. Há cinco eixos cognitivos principais, comuns a todas as áreas de conhecimento: dominar linguagens, compreender fenômenos, enfrentar situações-problema, construir argumentação e elaborar propostas. As provas e gabaritos oficiais de todas as edições do Enem desde 2008, quando o exame passou a ter a configuração atual, estão disponíveis no site do Inep, no endereço portal.inep.gov.br/web/guest/provas-e-gabaritos.

Fonte:https://educacao.uol.com.br/