Nove apostas de tema para a prova do Enem 2019

A prova de redação será aplicada no dia 3 de novembro, junto com os exames de Linguagens e Ciências Humanas

Motivo de especulações de possíveis temas, a redação é uma das provas mais importantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por esse motivo, é importante estar atento a assuntos atuais que vir a ser a ser temática da prova.

Separaramos nove apostas de temas para a redação do Enem 2019 , e comentamos porque tais assuntos que podem ser selecionados, confira:

1 - SAÚDE MENTAL EM DISCUSSÃO NO BRASIL

O tema é pertinente perante números alarmantes de casos de depressão e outras doenças mentais no Brasil, que lidera o ranking mundial desses distúrbios.Associadas ao tema, consequências como suicídio e perda da qualidade de vida são reforços para que essa temática apareça na proposta de redação.

2 - VIOLÊNCIA ESCOLAR

Durante três anos seguidos (2017, 2016 e 2015), o Enem movimentou discussões que envolveram de maneira direta diferentes formas de violência.  Seguindo essa linha de abordagem, pesquisadores afirmam que a violência dentro da escola pode ser o próximo enfoque, refletindo, nesse momento, por um lado, o atentado em Suzano e, por outro, o projeto do governo que propõe escolas cívico-militares.

3 - A POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA NO BRASIL

Pauta antiga de entidades da área de direitos humanos, a informação sobre o número de pessoas em situação de rua no país deve continuar desconhecida após o Censo 2020, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As  constantes notícias de agressões, são razões para que o tema seja abordado na prova.

4 - VALORIZAÇÃO NACIONAL

Tanto a cultura como as riquezas naturais estão ganhando destaque nos discursos do governo atual, por isso é possível que a valorização desses elementos venha a aparecer na prova de redação.

5 - OS DESAFIOS DO COMBATE AOS MAUS- TRATOS E ABANDONO DE ANIMAIS

A luta pelos direitos de animais ganhou força nos últimos anos no Brasil após a veiculação de casos de violência a animais, tanto de rua, quanto domésticos e silvestres. Além disso, acredita- se que grande parte da população desconhece os meios de denunciar esse crime, que persiste em todo o território nacional.

6 - ALTERAÇÕES NO MERCADO DE TRABALHO

Esse tema pode abordar o cenário de desemprego, que foi assunto muito discutido neste e no ano passado. Além disso, ele consegue colocar em pauta o papel da tecnologia, tanto para a criação quanto para o desaparecimento de determinadas profissões.

7 -  A IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO

Embora o Brasil tenha um dos mais reconhecidos programas públicos de vacinação do mundo, com os principais imunizantes disponíveis a todos gratuitamente, vêm ganhando força no país grupos que se recusam a vacinar os filhos ou a si próprios. Devido a isso, inúmeras doenças que estavam erradicadas ou controladas voltaram a atingir a população, como o sarampo por exemplo.

8  -  DESASTRES AMBIENTAIS

Os desastres ambientais são algo em voga no cenário nacional, o que torna o assunto relevante é que isso não é apenas uma discussão dos últimos meses ou deste ano, mas já tem muita força pelo menos desde o desastre de Mariana em 2015.

9 - OS DESAFIOS DA GESTÃO DO LIXO

Um dos principais problemas encontrados nas cidades, especialmente nas grandes, é o lixo sólido, resultado de uma sociedade que a cada dia consome mais. Por essa razão, ele considera que a conscientização da população a respeito da importância dessa discussão torna o tema pertinente para a prova.

Destacamos os CINCO últimos temas trabalhados nas provas do Enem

2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

2017: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

2014:Publicidade infantil em questão no Brasil

Fonte:

Motivo de especulações de possíveis temas, a redação é uma das provas mais importantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além de saber as cinco competências avaliadas no texto, é importante estar atento a assuntos atuais que tendem a ser temática da prova.

Separaramos nove apostas de temas para a redação do Enem 2019 e por que eles acham que tais assuntos podem ser selecionados, confira:

1 - SAÚDE MENTAL EM DISCURSÃO NO BRASIL

2 - VIOLÊNCIA ESCOLAR

Durante três anos seguidos (2017, 2016 e 2015), o Enem movimentou discussões que envolveram de maneira direta diferentes formas de violência. Seguindo essa linha de abordagem. Seguindo essa linha de abordagem, pesquisadores afirmam que a violência dentro da escola pode ser o próximo enfoque, refletindo, nesse momento, por um lado, o atentado em Suzano e, por outro, o projeto do governo que propõe escolas cívico-militares.

3 - A POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA NO BRASIL

Pauta antiga de entidades da área de direitos humanos, a informação sobre o número de pessoas em situação de rua no país deve continuar desconhecida após o Censo 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As  constantes notícias de agressões são razões para que o tema seja abordado na prova.

4 - VALORIZAÇÃO NACIONAL

5 - OS DESAFIOS DO COMBATE AOS MAUS- TRATOS DE ANIMAIS