Dia Mundial do Meio Ambiente

O professor apresentou vídeos que tratam da questão da fome em nosso país, assunto que está diretamente ligado a qualidade de vida do indivíduo, e ao meio ambiente.

Para reforçar a importância do Dia do Mundial Meio Ambiente, o professor de biologia Bruno Batista, apresentou para os alunos do
2°ano, dois vídeos que abordam questões sobre meio ambiente, e também sobre a questão alarmante da fome em Pernambuco e em outros estados brasileiros , que estão diretamente ligada a questões ambientais como qualidade de vida, erradicação da fome, e saneamento.

Após a apresentação do vídeo, o professor abriu uma roda de conversa com os estudantes, para discutir  sobre problemas que foram abordados durante a exibição, para esclarecer qualquer dúvida , e ampliar a visão dos estudantes, sobre o assunto em questão. Na oportunidade , o professor trabalhou os vídeos  " A estrada da fome" e " Mapa da fome", o que permitiu aos alunos uma maior " aproximação" da realidade dessas pessoas.

A aula de hoje deu inicio a uma sequência de atividades ligadas ao meio ambiente, que foram propostas pelo professor Bruno, afim de que os estudantes desenvolvam um projeto sustentável, que seja apresentado e implantado no colégio , para que os benefícios sejam observados ao longo dois dias.A idéia central desse projeto, é que os alunos façam um mapeamento de um bairro que faça parte da região metropolitna do Recife, em estado de extrema pobreza, e depois que escolher o bairro, os estudantes criem um programa que possa beneficiar a comunidade.

Bruno Batista, desenvolveu essa atividade para que os alunos possam se conscientizar que a questão do meio ambiente, envolve outros fatores, e não apenas  plantar uma arvore ou não jogar o lixo no chão, por exemplo. “As pessoas precisam compreender que preservar o  meio ambiente não é só plantar uma árvore. Preservação do meio ambiente está ligado principalmente, aos nossos hábitos cotidiano, e ao  acesso a informação", ressalta.

Após essa etapa da atividade, os alunos irão apresentar para Bruno e outros professores, um protótipo do projeto, que será desenvolvido e implantado na escola.

A atividade de hoje deu início a uma série de atividades ligadas ao meio ambiente.

Texto: Adnan Morais