Dia Nacional de Conscientização do Autismo

Alunos conheceram um pouco mais sobre o autismo e receberam orientações sobre a importância da inclusão

Por Adnan Morais

Dia 02 de abril é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Para fortalecer a importancia deste dia e a importancia do nosso "olhar" para  pessoas portadoras de Transtornos de Espectro Autista ( TEA), promovemos uma conversa em sala  de aula , com o intuito de aproximar ainda mais o nossos alunos dessa realidade.

O autismo é um transtorno que causa alterações na capacidade de comunicação,interação social e comportamento da criança, o que provoca sinais e sintomas como dificuldades na fala , bloqueios na forma de expressar ideias e sentimentos , assim como comportamentos incomuns, como não gostar de interagir, ficar agitado ou repetir movimentos.

Esse garoto de sorriso largo na foto se chama Matheus Lafayette, e é um dos nossos alunos mais queridos. Todos os dias, ele nos ensina um pouco mais sobre respeito, inclusão, amizade e amor ao próximo.  A família de Matheus fez questão de se unir conosco no dia de hoje, e viabilizando folhetos explicativos, com informações sobre o autismo. A junção da família com a escola, fortalece ainda mais a luta pela inclusão e contra o preconceito, pois muitas Instituições de ensino ainda fecham as portas, para pessoas com necessidaes especiais.

Na oportunidade, Matheus , com o apoio de alguns funcionários e colegas de sala , distribuiu alguns panfletos que continham informações sobre o que é o autismo, e sobre a importancia do respeito e da inclusão a pessoas com transtorno de espectro autista, como também foi feita uma breve apresentação, pela psicologa do colégio, Milene Magalhães, sobre o universo do autismo.

Nós da família Único, acreditamos na inclusão como forma de educação, e sabemos que o convívio com Matheus, e a parceria com sua família, nos faz crer em um futuro melhor, onde o preconceito e discriminação não farão mais parte dos nosso dias.