logotipo colégio único

Área restrita

novidade em 2020

Edital Enem 2019 é publicado; As provas deste ano serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro

As inscrições começam a serem recebidas no dia 6 e seguem até 17 de maio

O Edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 foi divulgado na segunda-feira, 25 de março, no Diário Oficial da União (D.O.U). As inscrições para esta edição serão recebidas das 10h do dia 06 a 17 de maio.

O valor da taxa este ano é de R$ 85 e deverá ser paga de 06 a 23 de maio, em agências bancárias, casas lotéricas e agências dos Correios.

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2019) serão compostas das seguintes disciplinas:

Dia 03/11: prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias / Redação / Ciências Humanas e suas Tecnologias;
Dia 10/11 : prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias.

Como o Enem é uma prova muito conteudista, o segundo domingo apresenta questões com muitos cálculos, o que exige uma concentração alta dos estudantes. Para ajudar, o Enem 2019 trará um espaço para resolução de contas ao final do caderno.

 

Isenção ENEM 2019

 

Para os candidatos que desejam efetuar o pedido da taxa de isenção devem ficar atentos, pois todos aqueles que obtiverem 

o direito a gratuidade deverão seguir as seguintes exigências: 

Estudantes que estejam cursando o último ano do ensino médio na rede pública;
Candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
Aqueles que declararem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda, e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).


Ausência no ENEM 2019

Caso o estudante tenha conseguido a isenção em 2018 e faltado aos dois dias de prova, precisará justificar sua ausência entre as 10h do dia 1º de abril às 23h59 do dia 10 de abril, na página oficial do Enem. Ele terá de anexar documentos que comprovem a necessidade de ter faltado à prova.

Caso a justificativa seja recusada ou sequer informada, o candidato terá de pagar a taxa de inscrição em 2019. 

Aos candidatos que desejam saber sobre o seu cartão de confirmação, irão ter acesso ao mesmo no mês de Outubro, que é quando o cartão será liberado.

 

Mudanças no Enem 

 A edição deste ano do exame não apresenta mudanças significativas em relação ao ano passado. O formato da prova, os dias de aplicação de cada caderno e o tempo disponível seguem os mesmos.

Vale destacar como pontos importantes para o Enem 2019 os seguintes itens:

Um novo sistema de inscrição;

Opção de incluir uma foto no ato da inscrição;

Linhas para rascunho no desenvolvimento da redação;

Espaço para cálculos ao final do caderno de questões;

Deficientes auditivos e surdocegos poderão informar, no ato da inscrição, se usam aparelho auditivo ou implante coclear.

 

Fonte: mundoeeducacao.uol.bom.com.br