logotipo colégio único

Área restrita

Único 10 anos.

um novo colégio para você!

Dicas de Leitura

Cinco sugestões de leitura para melhorar a oratória , a escrita e o pensamento crítico

A leitura muitas vezes é subvalorizada em muitas culturas. O nosso país, infelizmente , se enquadra nesse patamar, pois poucas pessoas tem o hábito de ler , e desconhecem os benefícios que a leitura pode trazer, como por exemplos melhora a oratória, a escrita, e nosso pensamento crítico.

Na fase dos vestibulares,  a leitura de vários títulos são indispensáveis para que haja um melhor desempenho na hora das provas. Pensando nisso, resolvemos selecionar algumas dicas de leitura como sugestão;

Os Lusíadas - Luis de Camões

Publicado em 1572, o livro Os Lusíadas, de Camões, é um clássico da literatura portuguesa. Divido em dez cantos, o longo poema épico é um grande elogio ao povo português.Na epopeia de Camões o objetivo é cantar a pátria, a história de Portugal. Os versos camonianos celebram os “feitos da famosa gente” portuguesa (canto I), enaltecem “o peito ilustre lusitano” (canto I). A viagem de expansão marítima se torna pretexto para que toda a história passada de Portugal seja cantada.

Iracema  - José de Alencar (Romance)

A narrativa de "Iracema" estrutura-se em torno da história do amor de Martim por Iracema.
Diferentemente do que ocorre em outros romances de José de Alencar, como em O Guarani, o enredo de Iracema é aberto a interpretações. A relação entre Martim e Iracema significa a união entre o branco colonizador e o índio, entre a cultura europeia, civilizada, e os valores indígenas, apresentados como naturalmente bons. É uma espécie de mito de fundação da identidade brasileira.

Dom Casmurro - Machado de Assis 

Publicado pela primeira vez em 1899, “Dom Casmurro” é uma das grandes obras de Machado de Assis e confirma o olhar certeiro e crítico que o autor estendia sobre toda a sociedade brasileira. Também a temática do ciúme, abordada com brilhantismo nesse livro, provoca polêmicas em torno do caráter de uma das principais personagens feminina da literatura feminina.

O romance inicia-se numa situação posterior a todos os seus acontecimentos. Bento Santiago, já um homem de idade, conta ao leitor como recebeu a alcunha de Dom Casmurro. A expressão fora inventada por um jovem poeta, que tentara ler para ele no trem alguns de seus versos. Como Bento cochilara durante a leitura, o rapaz ficou chateado e começou a chamá-lo daquela forma.

Vidas Secas - Graciliano Ramos 

Romance publicado em 1938, retrata a vida miserável de uma família de retirantes sertanejos obrigada a se deslocar de tempos em tempos para áreas menos castigadas pela seca. A obra pertence à segunda fase modernista, conhecida como regionalista, e é qualificada como uma das mais bem-sucedidas criações da época.

O estilo seco de Graciliano Ramos, que se expressa principalmente por meio do uso econômico dos adjetivos, parece transmitir a aridez do ambiente e seus efeitos sobre as pessoas que ali estão.

Capitães de Areia  - Jorge Amado

Capitães da areia é o nome de um grupo de meninos de rua que circulam pelas ruas de Salvador – BA. Sendo todos eles menores de idade, têm as suas vidas marcadas, de maneira geral, por desventuras familiares, as quais resultam sempre na entrada de cada um para o grupo, que é formado por mais de cem garotos (de início, apenas meninos).

Ao longo da narrativa, algumas histórias particulares ganham as páginas. Ao passo em que as narrativas individuais são somadas, as histórias do bando (assim são chamados por parte da comunidade soteropolitana) também ganham corpo. Os garotos sobrevivem basicamente a partir de furtos que cometem na cidade. Após cada dia, retornam para o lugar onde vivem: o trapiche – um grande galpão abandonado que fica próximo à praia.

Traçando o perfil de alguns membros, é possível notar que cada um tem uma função específica dentro do grupo. As funções se associam sempre as características físicas ou psicológica dos garotos.

Boa leitura!!!!

Texto:Adnan Morais 

Vi