logotipo colégio único

Área restrita

Único 10 anos.

um novo colégio para você!

Cinco assuntos de Química mais cobrados no ENEM

Separamos os cinco assuntos de Química mais presentes nos exames anteriores

Não é à toa que, se estudamos Química, conseguimos não só entender como também prever coisas que podem acontecer, desde as mais simples às mais complexas: Por que o refrigerante “vaza” quando abrimos a garrafa sem estar gelada? Por que chove? Como a gasolina fornece energia para o automóvel andar? Por que o micro-ondas esquenta a comida? Tudo isso está muito próximo de nós e na maioria das vezes é explicado pela Química. A prova do ENEM quer que você saiba compreender e explicar fenômenos, avaliar como se pode intervir em algo prevendo o que vai acontecer e relacionar propriedades com as finalidades dos compostos.

Preparamos uma listinha com os TOP 5 assuntos de química mais cobrados no Enem com base no que foi cobrado nas prova dos últimos anos. Olha só:

1 - Estequiometria: Na Estequiometria estudamos a proporção entre os reagentes empregados em uma reação, bem como os produtos que podem ser formados. Aqui vão nos exigir conhecimentos de cálculos químicos como rendimento, pureza e excesso. É imprescindível ter na ponta da caneta o que é o mol e como se relaciona com a quantidade de moléculas ou átomos. Avogadro será o seu melhor amigo nessas questões! É legal também sempre dar aquele conferes no balanceamento das reações.

2 - Química Ambiental: As questões do ENEM buscam sempre contextualizar com o cotidiano e assuntos de grande importância, portanto é claro que a Química Ambiental estaria no top 5! Aqui vamos ver questões que envolvem a causa e como amenizar a poluição e o efeito estufa, por exemplo. Também é comum vermos questões sobre chuva ácida, o que a compõe e as reações envolvidas; problemas que causam a destruição da camada de ozônio, o uso dos CFCs, as funções orgânicas e catalisadores “naturais”; por fim, nesse tópico temos o lixo, mais voltado para o uso e destino final dos plásticos.

3 - Eletroquímica: Estudo das pilhas e baterias e da eletrólise. Sabe o que são? É necessário entender esses processos de transformação de energia química em elétrica. Também são cobradas as reações de oxirredução e potenciais de redução, geralmente contextualizadas pelo descarte das pilhas e baterias e como isso impacta o meio ambiente.

4 - Combustível e Geração de Energia: Cada vez mais buscamos formas de impactar menos o meio ambiente e, como o ENEM adora isso, o consumo de combustíveis é questão certa! A prova pode querer que você saiba sobre as diferentes formas de gerar energia, energia limpa, combustíveis fósseis, biocombustíveis e os impactos ambientais de cada um. Se liga: podem cair também as reações de combustão e o cálculo de energia envolvida.

5 - Química Organica:O estudo dos compostos orgânicos. A questão é que compostos orgânicos estão presentes nos plásticos, sabonetes, combustíveis, bebidas, remédios, comidas e por aí vai, então pode cair a aplicação desses conhecimentos em diversas situações. É importante estar ambientado com a nomenclatura da Química Orgânica, saber identificar as funções e reações, assim como as características dos compostos orgânicos.