Como estudar Matemática para vestibulares

Veja quais são os temas mais recorrentes e como se preparar

A prova de Matemática costuma ser uma das mais temidas pelos alunos, especialmente no Enem, que cobra 45 questões da disciplina. No entanto, a prova apresenta questões com vários níveis de dificuldade, e as perguntas realmente complicadas são mais raras.

A prova é forrada de gráficos, tabelas, esquemas e infogramas que devem ser interpretados com cuidado, mas  muito se engana quem acredita que se trata somente de uma prova de interpretação. A  análise dos dados apresentados é constante na prova, mas não é suficiente sem as aplicações de conhecimentos específicos.

No entanto,os conhecimentos específicos que a prova cobra são menos “cabeludos” do que se imagina.

Confira os temas com maior probabilidade de serem cobrados na prova:

Funções de 1° e 2° graus

As questões de função podem aparecer com as mais variadas abordagens. No exemplo, a expressão f(x) (que indica a função) já aparece de cara na questão, sem exigir que o aluno faça maior esforço para decifrar qual operação será usada. No entanto, esse tipo de questão não é recorrente. Normalmente, o enunciado propõe uma situação em que o uso da função será necessário, mas sem deixar claro no texto.

Progressão aritmética e geométrica

Com a progressão aritmética (PA) e a geométrica (PG), acontece uma situação parecida com a das funções. “Em um vestibular tradicional, uma questão de PA é anunciada com a frase “Em uma PA…"  No Enem isso também pode ocorrer, mas existe a preferência em se criar uma situação que origine uma PA. O aluno deve reconhecer que se trata de uma PA analisando os dados apresentados.

Grandezas proporcionais

As questões que envolvem grandezas podem ser cobradas como inversamente proporcionais ou diretamente proporcionais. É bastante comum que sejam resolvidas com uma simples regra de três.

Porcentagem

As questões de porcentagem também costumam apresentar um enunciado claro. No entanto, muitas vezes a questão que traga porcentagem também aborda outro assunto – o mais comum é que seja matemática financeira, por exemplo.

Equações 1º e 2º graus

As questões que exigem uma equação são bastante comuns e também não costumam ter um enunciado explícito. Normalmente, a questão coloca um problema que exige que o aluno formule uma relação de equação para resolver.

Trigonometria (triângulo retângulo e semelhança de triângulos)

Já nas questões de trigonometria, o uso das relações matemáticas costuma ser bem mais aparente. Normalmente, a questão já vem com um desenho da figura, deixando claro o que o aluno deve fazer para chegar à resposta.

Como se sair bem

Pra começar, resolvar questões anteriores.

Outra coisa que ajuda é usar o metodo Pega - Varetas. No jogo, que consiste em lançar varetas ao chão e pegar o máximo possível sem movimentar as outras, o segredo é sempre pegar as que estavam mais fáceis para, só depois, tentar tirar as difíceis.

Esse princípio também se aplica ao Enem e ao vestibular, em que há um grande número de questões de diferentes níveis de dificuldade e um tempo limitado para resolvê-las. Assim, comece respondendo as mais fáceis e deixe as mais complicadas para depois. “As questões têm pesos diferentes, mas o candidato deve tentar responder o maior número que conseguir. Se perder muito tempo nas mais difíceis, sobrará pouco para as que você teria mais chance de acertar, certo?