logotipo colégio único

Área restrita

novidade em 2020

7 assuntos de biologia que mais caem no ENEM

Aproveite essas dicas para ficar bem afiado na hora da prova

Vamos falar sobre os 7 assuntos de biologia que mais caem no Enem, então, não deixe de destacá-los em sua planilha de estudos e dar toda aquela atenção a eles! Você vai perceber que alguns conteúdos demandam um cuidado especial, por exemplo: Fisiologia Animal e Genética. Outros fazem parte do nosso dia a dia, são mais fáceis de serem assimilados, como é o caso de Ecologia. Independente do tópico, aproveite essas dicas para ficar bem afiado para o Enem.

1) Genética

Tem gente que já fica nervoso só de ouvir falar em Genética. Esse assunto está sempre em alta, pois uma das grandes missões dos cientistas é estudar o nosso DNA. No DNA está a explicação de muitas doenças, bem como pode estar a chave para a cura delas. Por isso, essa extensa dedicação a esses estudos. Vai se familiarizando com a Lei de Mendel, síntese proteica e bases nitrogenadas para mandar bem na hora da prova.

2) Microbiologia

Você se lembra das primeiras aulas de biologia (ou de ciências) em que o professor nos levava ao laboratório da escola para vermos microrganismos no microscópio? Pois bem, aí está a Microbiologia: Bactérias, fungos e protozoários. Um dos tópicos mais recorrentes é sobre vírus. Fique ligado nas doenças que são transmitidas por vírus, como gripe, febre amarela, dengue e AIDS. Além de ser um tema de biologia, é um tema de saúde pública, ainda mais com as novas epidemias e aumento de casos dessas doenças. Atente-se!

3) Ecologia

Se você acredita em “assuntos que estão na moda”, aposte, pois Ecologia é um deles. Só nas últimas 3 provas caíram 14 questões de Ecologia, dá para acreditar? Entre os tópicos, podemos destacar: poluição da água, utilização dos agrotóxicos, efeito estufa, pactos ambientais, cadeias alimentares e fluxos de energia.

4) Fisiologia animal

Aqui o bicho pega! Se você não tem familiaridade com a bicharada, preste atenção! A dica é criar esquemas sobre o que diferencia uma espécie de outra, ou um reino de outro. As perguntas são as mais variadas possíveis desde de hormônios, sistema circulatório e sistema digestório. Vale a pena criar um painel com essas informações e soltar sua imaginação e criatividade, utilizando diferentes cores e fazendo pequenos desenhos para referência.

5) Citologia

Como você já deve saber, na Citologia dedica-se a estudar as células. Entre os temas mais recorrentes em vestibulares e no Enem estão: respiração celular, fermentação alcoólica, e célula tronco. Citologia é um dos temas base de Biologia e, geralmente, é visto logo no início do ano, então, não se esqueça de revisá-lo ao longo do ano, pois corre o risco de esquecer.

6) Botânica

A Botânica estuda as plantas. Os tópicos mais abordados vão desde fotossíntese a diferenças entre raízes dicotiledônea e monocotiledônea. Como é um tópico com muitas nomenclaturas, vale a pena fazer planilhas e esquemas. Seria interessante fazer um pequeno desenho para memorizar visualmente os principais exemplos de cada classe de plantas.

7) Fisiologia Humana

Nem precisa explicar o porquê desse tema ser importante. Estudar a Fisiologia Humana implica desde a estudar todos os sistemas do corpo humana, como o sistema respiratório e o sistema nervoso, bem como nossa anatomia e a fisiologia. Entra nesse tópico estudos como reprodução, gestação, e métodos anticonceptivos. Esse tópico é muito fácil de se relacionar com questões do cotidiano, outra característica marcante do Enem.

Biologia, se dúvidas, é uma disciplina que pode mudar a decoração do seu quarto. Já pensou? Se você se dedicar a criar esquemas e tabelas, pode coloca-los no mural de seu quarto. Certamente, vai lhe ajudar a memorizar tantos detalhes importantes. Para ficar por dentro de todos os tópicos que vão cair no Enem.

 

Biologia, se dúvidas, é uma disciplina que pode mudar a decoração do seu quarto. Já pensou? Se você se dedicar a criar esquemas e tabelas, pode coloca-los no mural de seu quarto. Certamente, vai lhe ajudar a memorizar tantos detalhes importantes. Para ficar por dentro de todos os tópicos que vão cair no Enem