É possível prever o tema da Redação do ENEM?

O assunto geralmente é relacionado a temas atuais que estão sendo discutidos na mídia

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das partes mais importantes da prova. A nota dessa seção vai de zero a mil, e para gabaritá-la é preciso seguir alguns parâmetros. São eles: estar atento a adequação ao tema, ter domínio completo da norma culta da língua portuguesa e estar de acordo com os cinco pilares principais — que explicaremos mais à frente. Todos os anos, alunos e professores de todo o país tentam prever o tema da redação ENEM, mas será que é possível?

Como é escolhido o tema da redação do ENEM?

O processo de escolha do tema da redação ENEM é sigiloso, mas nós sabemos como funciona parte da organização da proposta. Ao contrário das questões de teste, que são escolhidas a partir de um sorteio, o tema da redação parte de um consenso entre os professores envolvidos.

A tese a ser defendida costuma está ligada a questões sociais ligadas ao nosso país, e sempre está relacionada a algum problema a ser resolvido. Na redação , é obrigação do vestibulando, solucionar este problema, sempre respeitando o tema proposto, baseando-se em dados precisos , sem "achismo" ou ambiguidade. As informações do texto devem ser precisas, ricas em detalhes e dentro dos padrões da norma culta brasileira.

Como funciona a correção da redação do ENEM?

A correção da redação do ENEM é baseada em cinco pilares principais, cada um valendo 200 pontos.

• primeira competência — domínio da norma culta da língua portuguesa;
  • segunda competência — argumentação consistente, com repertório e de acordo com o tema proposto e o formato dissertativo-argumentativo;
  • terceira competência — informações e opiniões de acordo com o tema proposto defendendo um ponto de vista;
  • quarta competência — coesão e articulação
  • quinta competência — solução detalhada e articulada para o tema

O segredo para se dar bem na redação

Prever exatamente qual será o tema da redação é praticamente impossível, mas o assunto geralmente é relacionado a temas atuais que estão sendo discutidos na mídia. Portanto, para se dar bem com ela é preciso manter-se sempre atualizado. A professora de redação, Ana Paula Amorim, dá excelentes dicas de como mandar bem na redação do ENEM seguindo um passo a passo.

Se você, durante o ano de seu vestibular, se dedicar ao estudo de atualidades e assistir ao jornal, ou pelo menos ler as notícias mais importantes do dia, é bastante provável que se saia bem na redação. Quando o aluno já tem um conhecimento prévio do tema, é muito mais fácil desenvolver um texto rico e coerente, digno mil.