logotipo colégio único

Área restrita

Único 10 anos.

um novo colégio para você!

Três bons hábitos de estudo que todo vestibulando deve ter

Dicas importantíssimas para te ajudar a ter um bom desempenho na hora da prova

O período pré-vestibular é uma etapa complicada na vida de muitos jovens e adultos. São muitas matérias para estudar, tempo reduzido e poucas vagas disputadas entre muitos estudantes. O que faz com que um vestibulando seja aprovado? O que faz a diferença?Conheça três bons hábitos de estudo que todo vestibulando deve ter para ser aprovado.

1. REGULARIDADE NOS ESTUDOS

 Se pudéssemos dar uma dica de ouro, seria essa! A regularidade nos estudos é uma das chaves para ter um bom resultado no vestibular.

Muitos vestibulandos acreditam que estão “equilibrando” os estudos quando estudam muito em um dia e pouco ou nada no dia seguinte. Como se a grande quantidade de horas estudadas em um dia permitisse a ausência de estudos no outro dia. É aí que está o erro!

Estudar sempre a mesma quantidade de horas todos os dias, mesmo que não seja o máximo de horas que você conseguiria, é muito mais eficaz do que estudar muito em um dia e nada no outro. Isso porque precisamos de descanso entre períodos de estudo e a frequência faz com que nosso cérebro consiga assimilar melhor o conteúdo.

Por isso indicamos que você conheça e estruture seu cronograma de estudos  e que siga sempre o horário de estudos estabelecido para aquele dia.

2. BUSCAR AJUDA QUANDO NÃO ENTENDEU ALGO 

Tão importante quanto estudar conteúdos novos é garantir que você realmente sabe o que já estudou. Buscar ajuda quando algum conteúdo ficou confuso ou está difícil de assimilar é um dos melhores hábitos que um vestibulando pode ter.

Quando as dúvidas são tiradas com um monitor, as vantagens são ainda maiores. Markan explica: “O monitor pode te explicar como aquele questão costuma ser cobrada no vestibular que você quer. Se você quer ITA, por exemplo, um monitor conhece o vestibular do ITA e saberá te explicar como aquele conteúdo vai cair. O mesmo vale para outras provas, como a FUVEST ou o ENEM”.

Além disso, quando temos dúvidas é comum que elas atrapalhem a compreensão de algum conteúdo que vamos aprender depois. Portanto, perguntar não só resolve a dúvida em si, mas também evita que deixemos de entender outra matétéria por causa daquele ponto que não ficou claro.

3. ACOMPANHAR O RENDIMENTO 

Que um vestibulando deve estudar muitas horas, isso todos nós sabemos. Mas só quantidade não resolve!

É importante acompanhar o rendimento nos estudos. Entender, por exemplo, quanto evoluiu ou quando passar para um próximo assunto. É importante também saber em que matérias tem mais dificuldade, se está conseguindo fazer uma boa redação dentro do tempo adequado…

Ao acompanhar o próprio rendimento, o vestibulando consegue entender em quais pontos precisa melhorar e em quais pontos ele está indo bem. Em linhas gerais, ele perceberá se sua estratégia de estudo está adequada ou se há pontos que ele pode aperfeiçoar!

Como acompanhar seu próprio desempenho?

Sabemos que é difícil se autoavaliar. Por isso, temos aqui algumas dicas para que você consiga perceber e acompanhar seu desenvolvimento:

  • Quando for resolver exercícios, cheque na internet ou em seu livro se elas são de nível fácil, médio ou difícil. Periodicamente, verifique quanto tempo leva para resolver cada tipo de questão.
  • Cronometre o tempo que leva para fazer uma redação, incluindo o tempo de leitura para os textos de apoio, de organização das informações que colocará no seu texto e de escrita. Analise a porcentagem desse tempo dentro do tempo que você terá no dia do vestibular
  • Avalie verdadeiramente o que você aprendeu. Reúna todos os tópicos dos últimos assuntos que você estudou e reflita: “eu realmente sei isso? Poderia explicar para alguém?”

Seguindo essas orientações , certamente o seu desempenho na hora da prova será excelente. 

Sucesso!!!!