O concurso IME recebe inscrição para o curso de formação e graduação para o ano de 2019

São 98 vagas no total, sendo 74 para o quadro de Engenheiros Militares CFG/ativa e 24 para reserva.Para o aluno do Instituto Militar de Engenharia (último ano) será pago o saldo de R$1.448,00

Para se candidatar, é necessário ter o ensino médio completo , no mínimo 16 anos de idade e no máximo 22 anos até o dia 31 de dezembro, no caso do quadro da ativa.Para o quadro da reserva, o candidato deve ter até 21 anos.

As inscrições estão abertas e poderão ser feitas até o dia 15 de agosto, pelo site  http://inscricoes.ime.eb.br/vestibular/cfg/ . Para a inscrição é cobrada uma taxa de 100,00.

O concurso IME terá três fases de seleção

Os candidatos serão avaliados em três fazes: Exames intelectual, inspeção de saúde e exame de aptidão física. A primeira delas é a prova objetiva de Matemática, Física e Química, de caráter eliminatório, que compreenderá 40 questões . A avaliação está marcada para o dia 21 de outubro.

Depois, os candidatos passam por três provas discursivas (Matemática, Física e Química) e duas provas (com questões  objetivas/ou discursivas) de Português e Inglês. As avaliações ocorrerão em dias diferentes:

Prova discursiva de Matemática - 29 de outubro

Prova discursiva de Física - 30 de outubro

Prova discursiva de Química - 31 de outubro

Prova mista de Português/Inglês - 1 de novembro

As provas acontecerão em: Belém(PA), Belo Horizonte(MG), Brasília(DF), Campinas(SP), Campo Grande(MS), Curitiba(PR), Fortaleza(CE),Goiânia(GO), Juiz de Fora(MG), Manaus(AM), Porto Alegre(RS), Recife(PE), Rio de Janeiro(RJ), Salvador(BA),São José dos Campos(SP), São Paulo(SP) e Vila Velha (ES).

Os candidatos aprovados no exame intelectual , e classificados dentro do limite de vagas,bem como os candidatos enquadrados na situação de excedentes,serão convocados para se apresentarem no IME , Rio de Janeiro para realizar a inspeção de saúde.

Posteriormente, os candidatos considerados aptps serão convocados para o teste físico.Durante a realização do teste, será permitido ao candidato executar até duas tentativas para cada umas das tarefas.

Para alunos da ativa são oferecidos os benefícios de alimentação, assistência médica e odontológica, alojamento(para os que necessitarem) e ajuda de custo mensal.

O curso de formação e graduação tem duração de cinco anos letivos, e propociona a formação do oficial e a graduação do Engenheiro Militar de oficil subalterno e oficial e oficial intermediário.

O CFG compreende a graduação em uma das especialidades de engenharia, simultaneamente, a formação  militar  necessária ao oficial da ativa do quadro de Engenhiros Militares ou da reserva de corpos de oficiais da Reserva do Exército.