O Colégio

• O Colégio
  • Apresentação

O Colégio Único construiu sua Proposta Pedagógica baseada na Lei de Diretrizes e Base nº 9394/96, após estudos e apreciações com os seus membros.

A presente proposta possibilita a compreensão de que a Filosofia Educacional não pode ser bem compreendida e praticada no Colégio sem que ele tenha a clareza do seu significado.

Desta forma descreveremos nossas crenças pedagógicas e os caminhos que trilharemos na busca de uma ação educativa consciente que possibilite o desenvolvimento do nosso aluno em suas potencialidades, em sua capacidade de criar soluções e respostas às demandas sociais, como também construir e reconstruir saberes que permitam a sua plena condição de cidadão do seu tempo-espaço.

Uma equipe única para você ser único

Missão

Desenvolver uma proposta educativa em parceria com a Família, comprometida com a qualidade acadêmica e social com base na responsabilidade, disciplina e ética, através de práticas pedagógicas que priorizem a construção e reconstrução de saberes do aluno.

Visão

Ser reconhecido como referência nacional em educação utilizando práticas de inovações pedagógicas que permitam a formação humanística do cidadão íntegro, ético e habilitado para atuar e intervir na sociedade contemporânea.

Excelência

Trabalho contínuo na busca da elevação cultural do aluno que caracterize sua excelência acadêmica e humana, respaldada na competência profissional da Equipe Pedagógica do Colégio.

Ética

Respeito à diversidade cultural e aos seus pares, desenvolvimento de responsabilidade social e compromisso para uma convivência democrática.

Filosofia Educacional

A Filosofia Educacional desenvolvida pelo Colégio prioriza a perspectiva transformadora, compreendendo a educação como mediação de um projeto social.

Dessa forma adota um modelo de ensino baseado no entendimento que o saber é construído socialmente. No processo ensino-aprendizagem enfatiza o foco na aprendizagem contemplando os eixos estruturais da educação:

• aprender a aprender;
  • aprender a fazer;
  • aprender a conviver;
  • aprender a ser;

tendo como agentes desse processo Escola- Aluno - Professor.